Segunda-feira, 29 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Variedades

Começa nesta sexta-feira (21) a 14ª Edição do Festival de Siriri de Cuiabá na Acrimat

A entrada e o estacionamento interno do pavilhão de eventos são gratuitos todos os dias

Começa nesta sexta-feira (21) a 14ª Edição do Festival de Siriri de Cuiabá na Acrimat

Foto: Emanoele Daiane

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, convida à população  para a abertura da 14ª Edição de Siriri que será realizada nesta sexta-feira (21), a partir das 19 horas, no Parque de Exposições da Acrimat, no bairro Dom Aquino. A entrada e o estacionamento interno do pavilhão de eventos serão gratuitos.  A Rede Energisa é parceira do evento. As atrações acontecerão até domingo (23), sempre as 19 horas.

A estimativa de público que irá assistir a belíssimas apresentações culturais e regionais da capital é de cerca de seis mil pessoas. Após dois anos suspenso, devido a pandemia do coronavírus, essa edição irá contemplar a participação de onze grupos, sendo nove de Siriri e um de cururu. Dentre eles estão, os grupos Flor do Campo, Flor Ribeirinha, Flor do Atalaia, Siriri Florescer, Flor Serrana, São Gonçalo Beira Rio, Siriri elétrico; Coração Franciscano, Raízes Cuiabanas, Voa Tuiuiu e o Grupo de Cururu.

Nessa edição, será um espaço para que os grupos apresentem o que há de mais belo e rico na nossa cultura regional. Haverá também praça de alimentação e espaço kids. “Não será um festival de competição, mas de contemplação da tradição cuiabana”, disse o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Azevedo.


HISTÓRIA

O Festival de Siriri de Cuiabá teve seu o processo embrionário no início dos anos 2000. Sempre oportunizando aos grupos folclóricos que divulguem os seus trabalhos de pesquisas e produção artísticas, a fim de que a manifestação cultural seja mantida. 

Ao longo de sua trajetória, 13 edições realizadas, o Festival de Siriri de Cuiabá vem se aperfeiçoando para dar maior visibilidade aos grupos participantes agregando inclusive gastronomia, artesanatos, espaço de convivência.

Nesta edição o festival retoma suas origens, estimulando a participação de 10 grupos provenientes dos diversos Quintais Cuiabanos. Territórios usados para promover oficinas de dança, confecção da viola de cocho, figurinos e coreografia.


SERVIÇO

O que- 14ª Edição do Festival de Siriri de Cuiabá
Data: 21,22 e 23
Local- Parque de Exposições- Acrimat
Horário- 19 horas

 
PROGRAMAÇÃO

21/10/2022 - sexta-feira

19:30h - Abertura Oficial

20:00h – Apresentação Cururu

20:20h – Apresentação Siriri Infantil

20:45h – Grupo Siriri Buriti do Cerrado

21:00h – Cuiabá Em Cena – Com Edmilson Maciel e elenco

21:10h - Apresentação Especial Coletiva dos Grupo de Siriri

22/10/2022 – Sábado

19:30h – Grupo Coração Franciscano

20:00h – Grupo Flor do Campo

20:30h – Grupo Raízes Cuiabanas

21:00h – Grupo São Gonçalo Beira Rio

21:30h – Grupo Flor do Atalaia

23/10/2022 – Domingo

19:30h – Grupo Siriri Elétrico

20:00h – Grupo Flor Serrana

20:30h – Grupo Voa Tuiuiu

21:00h – Grupo Flor Ribeirinha
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet