Sábado, 27 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Cidades

Arcebispo e padres da arquidiocese se reúnem para celebração na Catedral de Cuiabá

Além da bênção dos óleos, a Missa do Crisma também é um momento especial para os sacerdotes renovarem as promessas que fizeram no dia de suas ordenações

Arcebispo e padres da arquidiocese se reúnem para celebração na Catedral de Cuiabá

Foto: Reprodução

A Arquidiocese de Cuiabá celebra amanhã (28), às 9h, a Missa do Crisma. Dom Mário Antonio, arcebispo metropolitano, e mais de 80 padres que fazem parte do clero da arquidiocese estarão na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá para a solenidade que marca a Renovação das Promessas Sacerdotais.

“São dois Ritos principais: a bênção dos Santos Óleos, que incluem o Óleo dos catecúmenos, o Óleo dos Enfermos e a consagração do Óleo do Crisma, e a Renovação das Promessas Sacerdotais do nosso clero” destaca dom Mário.

A Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos, é uma das celebrações mais significativas do calendário litúrgico católico, especialmente durante a Semana Santa. Nesta ocasião, os óleos sagrados – óleo dos catecúmenos, óleo dos enfermos e o santo crisma – são abençoados pelo Arcebispo, para serem posteriormente utilizados nos sacramentos da Igreja, como o batismo, a confirmação e a unção dos enfermos.

Além da bênção dos óleos, a Missa do Crisma também é um momento especial para os sacerdotes renovarem as promessas que fizeram no dia de suas ordenações. É um momento de profundo comprometimento com a missão de servir a Deus e ao próximo, renovando os votos de obediência, castidade e serviço pastoral.

“Esta missa é como reviver o dia da minha ordenação. Diante da comunidade e diante do meu bispo, confirmando aquilo que um dia eu prometi solenemente. E também de reforçar os laços de comunhão presbiteral e de fraternidade com meus irmãos” afirma padre Renan Cunha, diretor da Rádio Bom Jesus FM e vigário da Paróquia Universitária São José Operário.

O Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio, presidirá a celebração, acompanhado por mais de 80 padres, entre eles: diocesanos, diocesanos residentes e religiosos. A presença dos fiéis é esperada e a Santa Missa será transmitida pela rede social da Canção Nova de Cuiabá.

A Catedral Metropolitana de Cuiabá fica na região central da capital e acolherá os sacerdotes e a comunidade, que está convidada para participar desta celebração. No mesmo dia, o arcebispo celebrará a Missa de Lava Pés, às 19h, dando início ao Tríduo Pascal, na celebração que se encerra com a Páscoa, no próximo domingo.
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet