Domingo, 28 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Política

Desembargador afasta prefeito de Cuiabá do cargo por 6 meses

Desembargador afasta prefeito de Cuiabá do cargo por 6 meses

Foto: Luiz Alves

 Por decisão do desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), deve ser afastado do cargo pelo período de 180 dias. A medida foi tomada após pedido do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), no âmbito da ação que investiga um esquema na saúde do município.

Ao  o prefeito da capital afirmou que não foi notificado da decisão e disse que tomou conhecimento da medida pela imprensa. Conforme apurado, um dos argumentos para o afastamento tem como base relatórios do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que apontaram irregularidades nas contas da saúde.

Além do promotor Calos Zarur, o pedido de afastamento também foi feito pelo delegado Francisco Kunze, que atua no NACO. Emanuel foi acusado do crime de organização criminosa. O MP pediu o levantamento do sigilo da ação.

Emanuel Pinheiro chegou a ser afastado do comando do Executivo municipal no dia 19 de outubro de 2021, no âmbito da Operação Capistrum, por supostamente usar contratações temporárias como moeda de troca política junto à Câmara.

O prefeito foi alvo da operação do Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) da Procuradoria-Geral de Justiça, que investiga atos ilícitos na SMS. Ele depois retornou ao cargo por decisão do desembargador Luiz Ferreira, que acatou seu recurso.

 Mais informações em instantes.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet