Domingo, 28 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Polícia

Sema-MT e PM apreendem 21 kg de pescado ilegal e arma de fogo em Sinop

Materiais apreendidos foram encaminhados para providências policiais

Sema-MT e PM apreendem 21 kg de pescado ilegal e arma de fogo em Sinop

Foto: Sema - MT

Em mais uma etapa da Operação Piracema, a equipe de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), apreendeu 21 kg de pescado ilegal, uma arma de fogo e petrechos de pesca no município de Sinop (a 479,4 km de Cuiabá).

Durante patrulhamento noturno realizado na região do Rio Teles Pires, no fim de semana, os agentes ambientais encontraram um saco contendo 21 kg de pescado, das espécies curimba e cachorra, uma arma de fogo calibre 28, uma tarrafa, uma rede e um arpão. Os suspeitos não foram encontrados no local. Os materiais apreendidos foram encaminhados para providências policiais.

A intensificação da fiscalização, por terra e água, é parte dos esforços contínuos da Sema-MT para proteger a fauna aquática durante o período de defeso da piracema, que começou em 2 de outubro e segue até 1º de fevereiro de 2024. Também estão sendo realizadas fiscalizações nos comércios e peixarias, com a conferência dos estoques declarados.

Quem desrespeitar as regras do período pode ter o pescado, veículos e equipamentos apreendidos, além de receber multa no valor de R$ 5 mil a R$ 200 mil, com acréscimo de até 150 reais por kg de pescado; e ser conduzido à delegacia. Veja aqui as regras.


As ações de fiscalização nos rios de Mato Grosso, coordenadas pelo órgão ambiental, são realizadas em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil.

Canal de denúncia

A Sema-MT atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias pela Ouvidoria, no telefone 0800 065 3838, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo WhatsApp (65) 98153-0255 e em suas Unidades Regionais.

Quem se deparar com algum crime ambiental também pode denunciar por meio do contato da Polícia Militar 190.
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet