Domingo, 28 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Cidades

Praça central e Rua Coberta devem ser concluídas no início de dezembro, diz secretário de Chapada

Os espaços preveem uma série de regras a serem seguidas pelos comerciantes e feirantes da região

Praça central e Rua Coberta devem ser concluídas no início de dezembro, diz secretário de Chapada

Foto: Divulgação

Após a 'invasão' na Praça Dom Wunibaldo no fim de semana, os turistas, comerciantes e frequentadores de Chapada dos Guimarães (a 68 km de Cuiabá) tiveram um retorno da administração municipal que prometeu uma nova data de entrega da obra: início de dezembro. O espaço estava todo cercado com tapumes, mas uma parte da estrutura foi derrubada e turistas e moradores circularam pelas praça, já cansados de esperar pelo fim da reforma. 

O secretário de Planejamento e Orçamento do município, Aislan Galvão, anunciou, em entrevista coletiva, nessa quarta-feira (22), que as mudanças na Praça Dom Wunibaldo e Rua Quinco Caldas devem ser concluídas até o dia 5 de dezembro.

“Ontem eu falei com o engenheiro que é responsável pela praça e ele disse que eles gostariam de entregar até o dia 5 de dezembro. Nós estamos com um pensamento mais conservador, mas acredito que é uma agenda do governador Mauro Mendes, que até o dia 10 de dezembro todo esse complexo da praça e da Rua Coberta esteja pronto”, comentou.

Para o secretário, as mudanças na Praça Dom Wunibaldo e Rua Quinco Caldas, mais conhecidas como praça central e Rua Coberta, vão colocar o turismo da cidade em outro patamar, muito disso por conta das opções que agora serão oferecidas à população e aos visitantes.


“A nossa praça vai servir agora para contemplação, para que as famílias possam utilizar todos os aparelhos que eles ali estão, uma brinquedoteca, vão utilizar também os bancos, vai ter o bicicletário, vamos ter vigilantes ali o tempo todo na praça, nós vamos ter disponível também um jardineiro e um ajudante para manter toda a beleza que ali é colocada”, disse.

Diante de um novo cenário e prezando para que os espaços sejam mantidos com zelo e cuidado, Aislan Galvão também explicou que algumas normas e regras serão estabelecidas, inclusive no uso da via pública.




“Os comerciantes poderão colocar as suas mesas nas calçadas, respeitando a distância de 1,20 m de circulação para as pessoas com mobilidade reduzida, os cadeirantes. Ali não vai poder colocar mesa, não vai poder colocar nenhum tipo de vaso, nem um tipo de algo que possa obstruir a passagem das pessoas”, estabeleceu.

Além disso, as determinações também incluem limites sonoros e vagas destinadas ao estacionamento.

“Esses comerciantes também poderão utilizar a faixa que é de estacionamento a partir das 18h de quinta a domingo e também nos feriados [...] O som poderá ser utilizado, seja ele mecânico ou seja ao vivo, desde que respeite os 80 decibéis, que é algo plausível dentro da razoabilidade. Nós não gostaríamos da competição de som entre os comerciantes, acho que eles entendem isso e vão colocar isso em prática”, reforçou.

A obra foi iniciada em agosto de 2022 e deveria ser concluída em junho, mas até o momento não foi finalizada. Com um investimento de R$ 14,5 milhões, a demora na entrega tem deixado, principalmente, os comerciantes indignados, uma vez que espanta os turistas da região central da cidade. 

Em setembro, o governador realizou uma visita no espaço e chegou a prometer a entrega para novembro, mas a uma semana do fim do mês, ainda não houve anúncio de uma data oficial para a inaguração. Há muita cobrança para que a entrega ocorra antes do fim do ano, uma vez que é um período em que a cidade recebe mais turistas, devido às festividades de Natal e Réveillon. 





Leiagora
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet