Sábado, 27 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Cidades

Prefeitura e comunidade bi-centenária se mobilizam para tradicional festa de São Pedro

Prefeitura e comunidade bi-centenária se mobilizam para tradicional festa de São Pedro

Foto: Ascom VG

A comunidade do Distrito de Bonsucesso, localizada a cerca de 15 quilômetros do Centro de Várzea Grande, está finalizando os preparativos para 42ª festa de São Pedro, uma das mais tradicionais de Mato Grosso e símbolo da comunidade ribeirinha.

São Pedro é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores e desde 1980 ‘ganha’ festa na comunidade. A edição 2023 será realizada no dia 29. A programação tem início às 8h e segue até à noite.

A festa é uma realização da Comissão de Festeiros São Pedro 2023 e tem o apoio da prefeitura de Várzea Grande, por meio da união de várias secretarias municipais. Além da religiosidade e da perpetuação da tradição, que marcam as comemorações, a festa é conhecida pela oferta de peixe frito no almoço de forma gratuita a moradores, visitantes e turistas. A expectativa nesse ano é preparar cerca de 3 toneladas. Muitas das doações de peixe já recebidas pela Comissão passaram por uma força-tarefa de limpeza, corte e pré-prepraro na semana passada e na medida em que as doações vão chegando, a comunidade se mobiliza preparar os peixes.

O evento vem sendo realizado de geração em geração, quando a comunidade ribeirinha se reúne todos os anos em busca de um mesmo objetivo: festejar o santo padroeiro. A festa integra o calendário estadual de eventos do Estado.

Como explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa, a Pasta está, em parceria com outras secretarias municipais, desde o começo do mês atuando para realização da festa, desde buscando agilizar trâmites burocráticos – como autorização da Marinha do Brasil para a procissão fluvial – como licenças, planejamento e execução da infraestrutura. “A festa tem como ponto alto a procissão fluvial e já está tudo autorizado. Não tenho dúvidas de que depois da emergência sanitária da Covid-19, teremos em 2023 uma grande festa. Essa comemoração é tradição em Bonsucesso e atrai turistas, fomenta o comércio local e traz visibilidade a essa comunidade que mesmo dentro da cidade consegue se sobrepor ao tempo e manter intactas suas tradições”.

Em relação à procissão fluvial, bem como à corrida de canoas, a Marinha do Brasil orienta que para que todos os participantes - embarcados em barcos ou canoas – que façam uso de coletes salva-vidas.

Além da festa de São Pedro, Charles lembra que a comunidade terá um 2023 marcante, pois em outubro (14), Bonsucesso comemora 200 anos de fundação. “Uma das mais antigas comunidades de Várzea Grande. O Distrito de Bonsucesso, também conhecido como ‘Rota do Peixe’, é mais antigo que Várzea Grande e berço das mais tradicionais manifestações culturais da cidade. Ao longo de décadas, tornou-se referência em gastronomia e está no radar de boa parte dos turistas que chegam a Mato Grosso. O Distrito abriga, desde 1980, a tradicional Festa de São Pedro, em celebração aos pescadores, realizada todo dia 29 de junho e que reúne milhares de pessoas de toda a Baixada Cuiabana”, explicou.

 
SÃO PEDRO 

Festejado no dia 29 de junho, Ele foi apóstolo de Jesus Cristo e, depois, encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido o primeiro Papa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu, onde para entrar, é necessário que o santo abra suas portas. Também é atribuída a São Pedro a responsabilidade de fazer chover.

 
PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO PEDRO

8h – Procissão e encontro dos festeiros

9h – Café da manhã

10h – Santa Missa/Procissão fluvial

12h – Grandioso almoço com peixada, seguido de apresentações culturais:

- Coral Canto e Encanto/Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Salvelina Ferreira

- Grupo de Siriri

- Corrida de Canoa

- Concurso comedor de peixe

- Concurso para escolha e coroação da ‘Rainha da Rota do Peixe de Bonsucesso’.

- A festa conta com apresentações de bandas regionais como: Grupo Resenha, Jero Neto, Os Amigos, Lambadão dos Federais e Scort Som.




Gazeta Digital
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet