Sábado, 27 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Cidades

Vacinas contra dengue começam a chegar a clínicas de Cuiabá a partir desta semana

Por enquanto, as doses só estarão disponíveis na rede particular, com o valor acima de R$ 300; na rede pública de saúde de MT, ainda não há previsão de chegada das doses

Vacinas contra dengue começam a chegar a clínicas de Cuiabá a partir desta semana

Foto: Reprodução

Vacinas contra dengue, da marca Qdenga, começam a chegar a Cuiabá a partir desta semana, ofertada por pelo menos duas clínicas particulares de vacinação. As doses, por enquanto, só estarão disponíveis na rede particular, para pessoas de 4 a 60 anos, com o valor acima de R$ 300. O imunizante é o primeiro para um público amplo no Brasil, ou seja, não necessita que o paciente tenha sido exposto ao vírus para ser imunizado, fazendo com que mais pessoas possam ser vacinadas. Na rede pública de saúde de Mato Grosso, ainda não há previsão para a chegada das doses.

A um número maior de clínicas de vacinação em Cuiabá, as vacinas devem chegar a partir de julho.

A dengue é uma doença endêmica no Brasil e provocou cerca de mil mortes em 2022, com mais de 1,4 milhão de casos prováveis, sendo 36.146 em Mato Grosso. Neste ano, os números mantêm a tendência de alta. De janeiro a junho, o Ministério da Saúde já registrou o mesmo número de casos do ano passado inteiro, além de 709 mortes. É necessário ainda lembrar de outras orientações para combater a doença, como eliminar focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypti.

O registro da Qdenga foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos. Ela é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença.

Nos estudos clínicos, a Qdenga mostrou proteção de 80%. Diferentemente do único imunizante disponível até então, a Dengvaxia, ela pode ser aplicada em alguém que ainda não teve dengue. Portanto, não há distinção entre quem teve ou não a dengue, desde que esteja dentro da faixa etária estipulada pela Anvisa para aplicação das doses.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet