Sábado, 27 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Cidades

Cidades Sustentáveis 2023: Cuiabá recebe dois prêmios em concorrência com mais de 60 cidades

A premiação é considerada uma das mais importantes e desejadas pelas cidades

Cidades Sustentáveis 2023: Cuiabá recebe dois prêmios em concorrência com mais de 60 cidades

Foto: Nayara Amaral

Dois projetos cuiabanos foram premiados durante a 4ª edição do Prêmio Cidades Sustentáveis 2023: acelerando a implementação da Agenda 2030, realização do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), realizado na última sexta-feira (16), no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), em São Paulo.

As iniciativas inscritas foram avaliadas por um grupo de especialistas, de acordo com quatro categorias (Ambiental, Social, Econômico e Governança), divididas em três faixas populacionais (Cidades Pequenas, Médias e Grandes). Ao todo, foram inscritas mais de 90 boas práticas, todas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

Os programas Solidariedade em Ação (Econômico) e Cuiabá Te Queremos Verde (Ambiental) foram premiados na terceira colocação em suas respectivas categorias. O projeto Espaço Mulher - Outubro Rosa que atendeu mais de 22 mil pessoas com 16.049 exames laboratoriais também concorreu na categoria social, porém não classificou para a premiação.

"É uma enorme alegria ver os projetos que beneficiam a nossa gente tomar proporções nacionais com esse reconhecimento que serve de modelo para todo o país. São ações inovadoras e pioneiras que têm beneficiado milhares de pessoas em nossa capital", frisou o prefeito Emanuel Pinheiro que recebeu em mãos a premiação.

A grande expectativa da noite ficou por conta do Programa Solidariedade em Ação que beneficia crianças órfãs do feminicídio com o benefício de um salário mínimo, cerca de R$ 1.320.

A iniciativa tem sido referência em todo o país sendo adotado por cidades dos estados de AC, SP, PE, RJ, MA, entre outros, além de ser pauta em Brasília para se tornar Lei Federal.

O programa pioneiro de Cuiabá concorreu na categoria Econômica e ficou em terceiro lugar, na sub-categoria Cidades Grandes (até 500 mil habitantes), seguido de Campinas (2º) e Sorocaba (1º), dois enormes pólos do estado de São Paulo.

"É claro que é sempre importante ser reconhecido e servir de modelo para outras cidades. Porém, nós não gostaríamos que esse projeto fosse necessário, que houvesse tanta morte por feminicídio e tantas crianças desamparadas emocionalmente e psicologicamente" mencionou a primeira-dama Marcia Pinheiro, idealizadora do programa.

"Claro que o benefício financeiro ajuda as famílias nas necessidades que são precisas para cuidar dessas crianças durante a sua formação. É um material escolar, alimentação, uma consulta médica e tantas outras coisas que o dinheiro se faz urgente nessas horas. O Brasil está acordando para essa realidade e Cuiabá tem dado o primeiro passo para fortalecer as políticas públicas em prol dos órfãos do feminicídio", salientou.

A premiação é considerada uma das mais importantes e desejadas pelas cidades, pois faz parte das “Boas Práticas” do Programa Cidades Sustentáveis, e os municípios premiados servirão de exemplo e inspiração de políticas públicas no Brasil e no mundo.

RESPONSABILIDADE:

Cuiabá é signatária do Pacto Global da ONU sendo esse uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de ações comprometidas e inovadoras, desenvolvidas atendendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas universais construídos após intensa consulta pública mundial, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas possui propósitos ambiciosos e transformadores, com grande foco nas pessoas mais vulneráveis.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet