Domingo, 28 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Artigos || Francisney Liberato

O líder servidor

Ser líder servidor é a busca incessante pelo equilíbrio entre líder e liderado

Jesus Cristo, sem dúvida alguma, é o personagem central da humanidade, uma vez que por intermédio dEle o mundo foi dividido entre antes (a.C.) e depois de Cristo (d.C.). E não apenas isso: Ele foi um grande homem que deu exemplo para toda a humanidade, inclusive na atualidade, e é um grande espelho de líder servidor.

O ministério do Messias durou aproximadamente três anos e meio; nesse período, Ele fez tudo em prol dos cidadãos e dos seres humanos da sua época. Ele não pensava em si mesmo. Ele se dedicava a todos, principalmente aos necessitados e desfavorecidos. Ele foi capaz de lavar os pés de um dos seus seguidores, o qual não merecia tal atitude misericordiosa do Mestre.

Jesus Cristo é o nosso maior exemplo de um líder que veio para servir aos outros e que nos ensinou sobre a liderança servidora.

No livro de Mateus 23:10-12, é proclamada a forma de liderança de Jesus: “Vocês não devem também ser chamados de ‘líderes’ porque vocês têm um líder, o Messias. Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido”.

O bom líder serve ao próximo e a outros indivíduos. A boa liderança exige humildade e respeito pelas pessoas. O verdadeiro líder não é egoísta, não busca a satisfação do “eu”, pelo contrário, ele procura o melhor para todos os seus liderados. Liderar é ter a responsabilidade de saber se sacrificar em momentos oportunos.

Um líder servidor valoriza as ideias, contribuições, insights, técnicas, métodos de outros líderes, como também dos seus liderados. Há respeito, reciprocidade quanto às opiniões com seus colegas de trabalho, estabelecendo assim uma cultura de confiança. Ele é humilde, não exerce a liderança pela força e com poder, como um chefe, nem “estampa os títulos sobre a mesa”.

O líder servidor lidera pelo serviço e pela influência. Ele incentiva e motiva o seu time.

A palavra liderança significa a arte de comandar ou guiar as pessoas. A função de um líder é unir os membros da equipe para atingir as conquistas. O líder faz a equipe jogar e lutar pelo resultado satisfatório. É por intermédio da liderança do serviço que com certeza alcançaremos grandes resultados nas instituições.

Que possamos buscar aprimorar os nossos conceitos e práticas pelo serviço e pela lei da reciprocidade; é certo que quanto mais tratamos bem os nossos liderados, com certeza eles se empenharão em trazer resultados para a liderança. O livro de Lucas 6:31 reforça esta tese: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.

Jesus Cristo liderou pelo exemplo e pelo serviço em prol da humanidade. Provérbios 28:2 esclarece que a ordem se mantém com um líder sábio e sensato.

Que possamos buscar a liderança de Jesus. Que possamos ser líderes sábios. Que tenhamos a humildade de servir aos indivíduos. E mais uma vez, Jesus, em Mateus 20:25-28, demonstra o caminho do sucesso do líder servidor: 

“Então Jesus chamou todos para perto de si e disse: Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles, e os poderosos mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro que seja o escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente”.

Se o próprio Jesus veio para ser servidor, por que nós, líderes, às vezes desejamos ser diferentes?

 

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet