Sábado, 27 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Artigos || Francisney Liberato

Agindo Deus, quem impedirá?

Agir de Deus nos concede segurança para atravessemos piores circunstâncias

A história da nossa vida passa por dificuldades e grandes desafios. Muitas vezes, nos sentimos desamparados, desesperados e sozinhos neste mundo. Será que conseguiremos o livramento das nossas aflições? Quem lutará por nós?

A nação escolhida por Deus, Israel, passava por adversidades e instabilidades.

O Reino do Sul estava cativo na Babilônia e o Reino do Norte, arrasado pelos assírios. Jerusalém tinha sido destruída. Mas o Todo-Poderoso, por intermédio do profeta Isaías, envia a mensagem, conforme está anotado no livro de Isaías 43.

Esse povo, mesmo diante de todos os privilégios e prerrogativas ofertados por Deus, ainda assim, pecou e falhou, e o resultado disso foi a destruição da nação. Eles arcaram com as consequências de suas falhas!

Muitas vezes, nós também somos indivíduos dotados por Deus para uma missão e propósito, não obstante, fracassamos por confiar demais em nossa habilidade e força.

Nesse cenário, o vazio desponta em nosso ser. A vida bela é ofuscada pela mácula da transgressão. O arco-íris perde as suas vibrantes cores.

O sol parece não transparecer mais a alegria costumeira e as tempestades da vida aparecem. Nos sentimos sozinhos, semelhantemente ao povo de Israel.

Será que escrevo para você hoje? Como tem vivido? As suas atitudes e ações o aproximam ou distanciam dos propósitos de Deus?

Apesar de todo o infortúnio dos israelitas, Deus, em sua infinita bondade, misericórdia e graça, envia o profeta Isaías para motivá-los a concentrarem-se na solução e não nos problemas vividos. Eles precisavam compreender que Deus é único!

Deus cuidou do seu povo em toda a sua trajetória. Ele os resgatou diversas vezes das mãos dos inimigos. Jamais faltou alguma coisa para essa nação.

Se olharmos para o nosso passado, vamos notar que Ele também cuida de nós. Ele nos ama de forma imensurável. Ele nos ajuda e nos livra das ciladas desta vida. Deus é bom o tempo todo. E o mais profundo de tudo isso: Ele sempre está de braços abertos para nos amparar.

A bênção dirigida àquele povo é a mesma para nós hoje! Ele escreveu: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e não há quem possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43:13).

Ele diz para os seus filhos recordarem que Ele criou tudo, desde a formação deste mundo, o universo e até o mais complexo ser vivente. Ele nos criou e nos conhece muito bem. Ele é onipotente, onisciente e onipresente. Se Deus está ao seu lado, nada poderá impedi-Lo de cumprir a Sua vontade ou realizar Seus objetivos.

O problema é que muitos tentam se salvar e resolver tudo sozinhos. Temos a tendência e a mania erradas de buscar soluções supérfluas dos impasses e dificuldades da nossa vida, com base no nosso intelecto e capacidade.

Como Deus sabe disso, Ele reforça a Sua vontade salvífica para conosco. O texto bíblico, registrado em Isaías 43:1, diz: “Mas agora, assim diz o Senhor, que o criou, ó Jacó, e que o formou, ó Israel: “Não tenha medo, porque eu o remi; eu o chamei pelo seu nome; você é meu”.

Ele formou a nação de Israel e todos os seus componentes. Ele já os tinha libertado outras vezes da opressão dos inimigos. Ainda mais: conhece cada um pelo seu nome, pois Ele que O formou de forma única e singular. Deus conhece o nosso passado, presente e futuro. Ele dá os nomes e os chama pelos seus respectivos nomes. Deus ainda hoje deseja ser supremo e o Senhor da nossa vida. Você aceita esse convite?

O Senhor sabe das suas dificuldades, dores, tristezas, sonhos e planos porque Ele te entende mais do que qualquer outro.

Como é bom saber de um Deus que nos conhece e que cuida de nós, e que sabe quantos fios de cabelo cada ser humano possui (Lucas 12:7). Isso demonstra o esmero e amor pelos Seus filhos.

A promessa ainda continua nos preparando para os reveses deste mundo: “Quando você passar pelas águas, eu estarei com você; quando passar pelos rios, eles não o submergirão; quando passar pelo fogo, você não se queimará; as chamas não o atingirão” (Isaías 43:2).

As águas, rios, fogo e as chamas representam os riscos, ameaçam e dificuldades que o povo de Israel passou e que também nós passaremos até o fim deste mundo. Mas é importante lembrar que Deus estará conosco e não permitirá que sejamos destruídos.

No passado, Ele livrou o Seu povo de momentos difíceis, e até impossíveis de serem superados. Vejamos:

Deus abriu o Mar Vermelho de forma extraordinária para que o Seu povo atravessasse em terra seca (Hebreus 11:29).

Durante a época da colheita na primavera, quando o rio Jordão normalmente transbordava todas as suas margens devido ao derretimento da neve que vinha do Líbano, foi nesse momento que Deus abriu travessia do rio para que os sacerdotes e o povo passassem (Josué 3:14-17).

Deus protegeu Sadraque, Mesaque e Abednego. Nabucodonosor mandou seus soldados jogá-los em uma fornalha depois que eles se recusaram a adorar deuses mundanos. A fornalha estava tão quente que os soldados que os jogaram na fornalha foram mortos pelas chamas. No entanto, esses jovens saíram da fornalha completamente intactos (Daniel 3).

No livro “Profeta e Reis”, p. 260, da escritora Ellen G. White, assim está escrito: 

“Os três hebreus declararam a toda a nação babilônica sua fé nAquele a quem adoravam. Eles descansaram em Deus. Na hora de sua provação, lembraram-se da promessa: ‘Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti’. Isaías 43:2. E de maneira maravilhosa sua fé no Deus vivo tinha sido honrada à vista de todos. A notícia de seu maravilhoso livramento fora levada a muitos países pelos representantes das diferentes nações que tinham sido convidadas por Nabucodonosor para a dedicação. Mediante a fidelidade de Seus filhos, Deus fora glorificado em toda a Terra”.

A cura e restauração familiar e financeira de Jó (Jó 42:10-17), e outros exemplos já provados e cristalizados na Palavra de Deus.

A promessa não diz que jamais passaríamos por provações e crises, mas sim que Ele estaria agindo em nosso favor em todas as circunstâncias da vida.

A conjuntura contrária e desfavorável nos qualifica e nos fortalece para confiarmos mais em Deus, e entender, de uma vez por todas, que Ele nos ama e nos protege. Além disso, nos ensina que ao passarmos pelas águas, rios, fogo e chamas serviremos como testemunhas para outras pessoas.

Davi entendeu esse propósito, de acordo com Salmos 66:12: “Deixaste que os nossos inimigos nos pisassem. Passamos pelo fogo e pela água, mas agora nos trouxeste para um lugar seguro”. Assim como também Jó compreendeu o agir de Deus em sua vida, quando afirmou em Jó 42:2: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”.

As adversidades da vida têm a tendência de nos fazer esquecer das bênçãos do Senhor e, consequentemente, fazer com que percamos a fé. Contudo, devemos assimilar que as circunstâncias ruins são passageiras.

Quando Deus age, ninguém pode impedir, conforme estrofe da canção “Agindo Deus, quem impedirá?”, de Karol Dal’Magro Siqueira, interpretada pelo Grupo Musical Razão, da Igreja Adventista do Porto: “Agindo Deus, quem impedirá? Não há quem possa os Seus planos atrasar. Agindo Deus, quem impedirá? Tenha fé e sua bênção vai chegar. Deus cumprirá o teu cuidar”.

A mensagem do profeta foi encorajadora para o povo de Israel no passado, e que também serve de inspiração e certeza para nós hoje. Portanto, ainda que você esteja no fundo do poço, jamais perca a esperança e a fé em Deus, pois Ele reafirma diversas vezes na sua palavra: “Não tenha medo!”.

Os planos dEle para tua vida não podem ser frustrados, pois “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que mude de ideia. Será que, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Números 23:19), se Deus prometeu, certamente irá cumprir, assim, “AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ?”.

 

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet