Domingo, 28 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Artigos || Francisney Liberato

Simulações

O autoconhecimento tem o poder de te levar ao autocontrole

Enquanto coach e preparador de alunos de concursos, Enem, postulantes ao exame da OAB, CFC e outras, uma das questões que eu enfatizo ao estudante é que ele deve fazer exercícios todos os dias. Ainda, pelo menos uma vez por semana, deverá realizar simulados.

A ideia do simulado é fazer com que o estudante se prepare para a prova oficial do exame. Quanto mais o indivíduo fizer simulados, mais ele entenderá a dinâmica de como será a prova oficial, dessa forma, estará se familiarizando e se acostumando com a prova.

Assim como numa prova, precisamos fazer simulações para controlar melhor as nossas emoções e ser bem-sucedidos no dia do exame. Na nossa vida comum, nós poderemos utilizar a mesma técnica, isto é, simular situações para a vida.

Quando o ser humano utiliza técnicas de simulação, de imaginação, de antecipação do futuro para o presente, isso lhe trará mais tranquilidade e segurança para enfrentar as situações da vida.

Agindo dessa forma, é óbvio que o indivíduo se preparará para uma possível situação futura. Com isso, é inteligente simular e testar todas as formas e possibilidades que poderemos encontrar.

Se simularmos o enfrentamento de uma situação estressante, é possível pensar na reação e contra-ataques a utilizar, em possíveis cenários existentes.

A ideia não é ficar ansioso e impaciente, mas, sim, se preparar e antecipar-se para agir de forma racional, equilibrada e temperada.

Não custa nada você procurar fazer as simulações dos aspectos atinentes à sua vida, para refinar o seu autocontrole. Antecipar-se é sempre mais viável do que reagir impulsivamente.

 

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet