Domingo, 28 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Artigos || Francisney Liberato

Os primeiros minutos

Há situações em que um minuto é o suficiente para se arrepender pelo resto da vida

Quando somos ofendidos indevidamente por alguém que não conhecemos, ou quando alguém derruba o café em cima da nossa roupa ou, ainda, quando alguém eleva a voz nos acusando de algo de forma injusta, quais são as nossas reações?

Perceba que destacamos vários pontos que podem nos irritar, nos deixar chateados, impacientes, com vontade de retrucar, de ofender, de falar palavras ofensivas, de gritar, de brigar. Isso pode nos causar mal-estar, desespero, raiva, ansiedade, estresse, desejo de aplicar a lei do “toma lá, dá cá”, e outros sentimentos negativos que poderão surgir nesse momento.

Quando somos atacados, a primeira reação que temos é contra-atacar. É nos primeiros minutos que a nossa carga emocional tem um crescimento exponencial em nosso cérebro, fazendo com que demos uma resposta à altura e a mais rápida possível.

Os primeiros minutos são os cruciais para o sucesso ou fracasso do autocontrole.

Se você reagir de forma abrupta, dando uma resposta rápida, é provável que você se sairá mal dessa história. Por outro lado, se mantiver a calma e a tranquilidade, aplicando técnicas de autocontrole, é provável que terá um resultado mais eficiente.

Como se segurar nesses primeiros minutos para não contra-atacar? Existem várias possibilidades, a dica que eu posso compartilhar é desviar o foco para outro tema que não seja da situação embaraçosa em que você está. Intervir no seu comportamento para que ele consiga tranquilizar e relaxar as suas emoções.

Passados os primeiros minutos de tensão e estresse pela ofensa recebida, saiba que o corpo e a mente ficarão mais tranquilos e é provável que você mude de atitude e altere a sua reação.

Nesses primeiros minutos o importante é desviar a mente para outro cenário melhor e esvaziá-la.

Após os primeiros minutos, utilizando-se de técnicas de controle, não restam dúvidas que você se sairá melhor com a sua reação, uma vez que imperou sobre a sua vida a racionalidade, que é indispensável para esses momentos.

 

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet