Sábado, 27 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Artigos || Francisney Liberato

Seja protagonista

É melhor pensar antes de agir do que viver uma vida de arrependimento

As questões que envolvem o autocontrole ocorrem em muitas situações do nosso dia a dia, as quais não temos a sabedoria exata para identificá-las e poder reagir de modo emocionalmente controlado.

Você precisa ser o protagonista da sua vida, da sua história e principalmente do seu futuro. Agir e viver pela emoção normalmente levará você a caminhos tenebrosos e conflitantes, por isso é necessário que o autocontrole seja a sua habilidade diária.

Vamos a uma situação hipotética: você chegou em casa depois de um dia exausto no trabalho. Mesmo assim, a sua programação da noite incluía fazer outros trabalhos pendentes da empresa. Você chegou agitado e com muita pressa para começar a trabalhar e resolver logo essa demanda da instituição.

Quando entra no escritório para trabalhar, percebe que o local está bagunçado, as cadeiras estão fora do lugar, os papéis espalhados pelo ambiente, pastas jogadas pelo chão, dentre outras bagunças.

O sangue que já estava quente na sua corrente sanguínea, agora, já se torna fervente e a pulsação do coração dispara. Há uma carga emocional negativa sobe a sua cabeça e você explode, diz palavrões, ofensas e outros descontroles emocionais contra os seus familiares.

Após alguns minutos ou, quem sabe, até algumas horas a carga emocional é reduzida, você começa a fazer um histórico sobre o ocorrido. Ao racionalizar a situação, você sente que, por mais que o ambiente do escritório esteja bagunçado, não era motivo para você ofender e explodir com as pessoas que mais ama. Essa é uma reação comum das pessoas que não detêm a habilidade do autocontrole.

Se você não controlar a sua emoção, é provável que terá muitos desgastes emocionais com as pessoas que estão próximas a você.

Aproveitando o mesmo cenário apresentado, supomos que você possui um bom autocontrole.

Ao encontrar aquele cenário bagunçado, com a carga emocional muito grande, ao invés de explodir com as pessoas da sua residência, você vai tomar água, dá uma caminhada de leve fora da casa, controla mais a respiração e só então resolve retornar ao escritório para saber o motivo daquela bagunça.

Perceba que nessa situação a sua carga emocional estará controlada, a sua voz será mais branda e você estará mais receptivo para ouvir, sem julgamentos, o que o outro deseja dizer.

Quando o cônjuge começa a explicar a situação, você ouve, atentamente, ela dizer que aconteceu um imprevisto, um dos filhos estava doente e precisava procurar um remédio com urgência para a criança, fato que a levou a revirar todos os cômodos da casa, inclusive o escritório, na busca desesperada por encontrar o remédio. Foi por isso que o ambiente de trabalho estava bagunçado. Ela então pede desculpas e tudo se resolve.

Temos a mesma situação hipotética, porém cada um com uma decisão e um destino diferente. A pergunta para você é: a qual situação você deseja pertencer, àquela em que o indivíduo explode ou àquela em que o indivíduo controlou as suas emoções? É importante frisar que a decisão é sua e que todas as escolhas trazem consequências, o máximo que eu posso fazer é te influenciar para aquilo que entendo que é bom.

Seja o protagonista da sua vida, optando em fazer aquilo que trará benefícios para você e para sua família. Não hesite em adicionar a razão para fazer o automonitoramento e o autocontrole na sua vida.

A emoção sozinha pode trazer desastres para você, por isso é indispensável que você lide com as suas emoções conjuntamente com a razão.

 

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet