Sábado, 27 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Artigos || Francisney Liberato

A utilidade de um líder

Saiba utilizar e transformar as suas qualidades e os seus valores em resultados profícuos

Sem uma liderança constituída e estruturada, dificilmente as organizações obterão resultados profícuos. A liderança é o fio condutor para a escalada rumo ao crescimento e à sustentabilidade da entidade. Diante disso, qual é a utilidade de um líder para você?

Em minha posição como um líder há mais de 30 anos, de fato ou de direito, entendo que a liderança é indispensável para o sucesso ou fracasso de uma organização. Sem liderança é quase impossível atingir os objetivos. Por outro lado, com o excesso de liderança, haverá a ofuscação dos objetivos traçados e, por conseguinte, o resultado será pífio.

Vamos imaginar que você seja um líder há muitos anos. Durante o seu percurso nessa função você já obteve muitos resultados para a entidade na qual colabora. As pessoas e os indivíduos da sua equipe te seguem como líder, por isso que os resultados chegam.

Porém, chega determinado tempo como líder em que dúvidas pairam na sua mente: realmente os resultados atingidos poderiam ser melhores? Os resultados são efetivamente bons? A sua utilidade como líder não potencializa resultados mais consideráveis?

Essas indagações podem ocorrer na mente de cada indivíduo líder na instituição em que trabalha. Na minha visão como líder, entendo que essas dúvidas e perguntas devem ser um processo constante e permanente em nossas vidas.

Eu explico melhor: a cada final de semestre devemos fazer um balanço sobre o nosso papel como líder e os resultados advindos dessa liderança. Quanto mais nos questionarmos sobre a nossa forma de atuação individualmente, mais saberemos sobre a nossa utilidade como líderes para as pessoas e para as organizações nas quais trabalhamos. A sua utilidade é intrínseca sobre se você deve permanecer ou sair da função de liderança. Avalie com esmero e profundidade.

O líder é útil! O líder é indispensável para as organizações. Contudo, o líder deve se cobrar e se perguntar, pelo menos uma vez a cada semestre, sobre a sua utilidade. Alguns podem pensar: por que não fazer esses questionamentos diariamente ou semanalmente ou mensalmente?

Entendo que há um ciclo de trabalho que não dá para ser medido em curtíssimos prazos. E o excesso de questionamento sobre o seu trabalho como líder pode provocar desestímulo e desinteresse no exercício da função. Sugiro que você faça balanços semestrais, com a mente e a emoção equilibradas. Evite fazer esse exercício em momentos de estresse e pressão, pois o resultado não será real e nem satisfatório.

Qual é a sua utilidade como líder? Olhe para dentro de si e avalie com ponderação os seus resultados e o seu estado físico, mental, espiritual e emoção no exercício dessa missão. Faça a avaliação de forma objetiva e com critérios bem definidos antecipadamente.

Não permita que a sua liderança seja avaliada pelas fofocas e pessoas de grupos que não sejam engajadas nos propósitos da instituição, uma vez que isso poderá lhe frustrar e desanimar.

Você é um indivíduo-líder de valor, quero que saiba disso! Se porventura os resultados não vieram a contento, e você se dedicou e fez o seu melhor, sugiro que durma tranquilo e tenha paz, já que nem sempre conseguiremos atingir excelentes resultados, devido a diversas circunstâncias que fogem do controle do líder, como, por exemplo, uma pandemia.

Você é útil e tem o seu valor!

 
Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas. 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet