Sexta-feira, 26 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Polícia

PRF prende homens que transportavam sacos com peixes ornamentais

Esse tipo de transporte está proibido nesta época por ser período da piracema

PRF prende homens que transportavam sacos com peixes ornamentais

Foto: Reprodução

Dois homens foram presos transportando sacos com peixes ornamentais, na BR-070, em Poconé. A prisão ocorreu na segunda-feira (13) e foi divulgada nesta quinta-feira (16). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), esse tipo de transporte está proibido nesta época por ser período da piracema.
 
A equipe abordou uma caminhonete onde a dupla estava. O veículo era conduzido por um homem de 39 anos e tinha um passageiro, de 21.
 
Durante a fiscalização, constatou-se que eram transportados vários sacos contendo peixes ornamentais.
 
Indagado a respeito, o motorista informou que era pescador profissional desse tipo de peixe, tendo apresentado uma carteira com o cadastro da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso.
 
Informou também que o passageiro que estava com ele era apenas seu ajudante, não participando da pesca, mas tão somente ajudando-o no transporte de caixas e outros objetos.
 
Realizadas consultas nos sistemas, constatou-se que o motorista tem um cadastro federal como aquicultor (que se encontra vencido) e não possui cadastro federal.
 
Os policiais entraram em contato com o IBAMA e SEMA, no qual foram informados que esse tipo de transporte está proibido nesta época por ser período de defeso (de 01 de outubro de 2021 à 31 de janeiro de 2022).
 
Diante dos fatos, foi constatada infração ao art. 34. da Lei de Crimes Ambientais - Pescar em período no qual a pesca seja proibida.
 
A ocorrência foi apresentada na Secretaria do Meio Ambiente - em Cuiabá MT, onde foi realizada a parte administrativa com a aplicação de uma multa por crime ambiental no valor de R$66 mil.
 
Em paralelo, foi acionada a Delegacia Especializada em Crime Ambientais - onde foi aberto o inquérito policial correspondente, sendo lavrados os flagrantes dos envolvidos.





Por:Leiagora
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet