Sexta-feira, 26 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Cidades

Manso e Rio Cuiabá têm nível baixo; Defesa Civil orienta economizar água

Barragem do Manso tem a obrigação de manter o volume do Rio Cuiabá na média de 30 centímetro – atualmente em 29 centímetros.

Manso e Rio Cuiabá têm nível baixo; Defesa Civil orienta economizar água

Foto: Reprodução

Com a o reservatório da Usina do Manso operando em 25,10% do volume útil e o Rio Cuiabá em 29 cm, a Defesa Civil orienta para que a população das cidades da Baixada Cuiabana passem a adotar o consumo consciente de água.

O diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti, afirmou que a concessionária Águas Cuiabá consegue operar a captação de forma ‘tranquila’ até que o rio atinja o volume de 25 cm, porém, os atuais 29 centímetros medidos na última quinta-feira (15) geram uma situação de alerta.

“Mas não é por isso que vamos gastar água. Está na hora de economizar água, ter o uso racional, evitar de ficar lavando carro, calçadas, quintal ,etc. É necessário usar água com um objetivo mais nobre, consumo consciente”, pontua Zanetti.

Sempre quando o Rio Cuiabá apresenta níveis baixos surge o argumento de que o principal vilão seria a barragem do Manso. Segundo Zanetti, não é bem assim que funciona.

“A função principal da barragem é o aproveitamento múltiplo, que é o lazer, geração de energia, e também para manter o nível do Rio Cuiabá em nível mínimo e é o que se está fazendo, mantendo o nível na faixa dos 30 cm”, explica.

A reportagem também entrou em contato com a Furnas, responsável pelo nível dos reservatórios de produção de energia elétrica. A unidade de Manso está operando com volume de 28%, sendo desses, 25,10% úteis.

“O reservatório da Usina de Manso encontra-se atualmente na elevação 280,50 metros, o que representa um volume útil de 25,10%. A Usina está operando conforme despacho do Operador Nacional do Sistema (ONS), com uma geração média em torno de 60 MW, o que corresponde a 28% da capacidade instalada”, disse a Furnas, por meio de assessoria.

Ainda conforme o diretor da Defesa Civil, a situação de “alerta” só deve ser normalizada com o retorno das chuvas.







Por:RepórterMT
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet