Segunda-feira, 29 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Cidades

Pessoas a partir de 30 anos poderão tomar a quarta dose da vacina contra a covid-19

Pessoas a partir de 30 anos poderão tomar a quarta dose da vacina contra a covid-19

Foto: Reprodução

Cuiabá vai liberar, a partir da próxima quarta-feira (16), a quarta dose de vacina contra o coronavírus para pessoas de 30 anos acima. Para receber o imunizante, deve ser respeitado o intervalo mínimo de 4 meses após a terceira dose (dose de reforço).A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, revelou que a equipe da Vigilância solicitou mais doses para a Secretaria de Estado para diminuir a faixa etária.

“Com a baixa procura dos outros grupos etários pela vacina, decidimos abrir a vacinação da segunda dose de reforço para a população de 30 anos, mesmo sem o Ministério da Saúde ter determinado, pois atualmente os municípios têm autonomia na administração da campanha. Sabemos que muitas pessoas na faixa dos 30 anos estão ansiosas para receber a quarta dose, então vamos aproveitar as doses que estão guardadas e dar início à vacinação deste público”, disse Valéria.

Para as mulheres de 30 anos acima, atualmente gestantes ou puérperas, que receberam anteriormente as vacinas CoronoVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, devem tomar a quarta dose com Pfizer.

Vacinados com Janssen

Pessoas de até 39 anos (não gestantes ou puérperas) que tomaram a primeira dose de Janssen (dose única) e receberam após 2 meses a primeira dose de reforço com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, devem tomar mais uma dose após 4 meses também com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

Pessoas de 40 anos acima (não gestantes ou puérperas) que tomaram a primeira dose de Janssen (dose única) e receberam após 2 meses a primeira dose de reforço com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, devem tomar uma segunda dose de reforço após 4 meses, com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen e novamente após 4 meses devem tomar uma terceira dose de reforço, com qualquer um dos três imunizantes citados.

“De acordo com Nota Técnica do Ministério da Saúde, todos os indivíduos entre 18 e 39 anos que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única) devem tomar um segundo reforço e as pessoas acima de 40 anos estão orientados a receber um terceiro reforço, para igualar o quantitativo total de vacinas referentes aos demais esquemas vacinais com imunizantes contra o coronavírus”, explicou Valéria.

Todas as unidades básicas de saúde de Cuiabá aplicam vacina para adultos e nove UBS aplicam vacina infantil (Ilza Picolli, Cidade Verde, Jardim Liberdade/ Osmar Cabral, Quilombo, Jardim Vitória I, Novo Paraíso II, Altos da Serra I e II, Pico do Amor e Pedra 90 I e II. As unidades funcionam de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 16h30, com exceção das unidades de hora estendida, que aplicam vacina das 7h às 20h (Tijucal, Ilza Picolli, Clínica da Família, Parque Ohara e Cidade Verde).

Alerta

O Ministério da Saúde enviou uma Nota Técnica a todas as secretarias de saúde alertando sobre os aumentos de casos de Covid devido à subvariante da Ômicron. Apesar deste aumento não ter sido identificado em Cuiabá, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica enfatizou a importância de se tomar as doses de reforço conforme preconizado pelo Ministério.

“Até o momento, cerca de 50% do público-alvo tomou a terceira dose. Com esta nova variante, essas pessoas que não tomaram a dose de reforço podem estar mais vulneráveis ao vírus. Por isso pedimos que as pessoas busquem as unidades básicas de saúde para tomar a terceira dose e aqueles que já tomaram há no mínimo 4 meses e tenham a partir de 30 anos tomem a quarta dose. É importante se manter protegido, para que possamos diminuir ainda mais o raio de ação desse vírus”, concluiu Valéria.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet