Segunda-feira, 27 de maio de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Polícia

PF deflagra operação contra extração de ouro e desocupa terra indígena

Durante três dias de operações integradas, foram realizadas barreiras nas principais vias de acesso à Terra Indígena e incursões pelas matas e áreas atingidas pelos garimpeiros

PF deflagra operação contra extração de ouro e desocupa terra indígena

Foto: PF/MT

Polícia Federal em ação  conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, o Exército Brasileiro, a Funai, a Força Nacional, o Gefron/MT e o Ciopaer/MT concluíram neste domingo, (14),  os trabalhos da Operação que Ouro Viciado, que visa combater a extração ilegal de ouro e promover a desocupação da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda/MT.

Durante três dias de operações integradas, foram realizadas barreiras nas principais vias de acesso à Terra Indígena e incursões pelas matas e áreas atingidas pelos garimpeiros.

Foram encontrados e inutilizados 22 pás carregadeiras, 39 motores estacionários, 02  bombas d'água, 01 gerador  e 02 britadeiras.

A ação contou com utilização de duas aeronaves, uma do Centro de Operações Aéreas de Mato Grosso – Ciopaer e uma da PRF, além de embarcações, para transporte das equipes às áreas de interesse operacional.

Encerradas as atividades em campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores das atividades ilegais e descapitalizar a organização criminosa que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, dizima a população indígena na região e polue os rios que abastecem os Municípios, gerando, consequentemente, enormes danos econômicos, sociais e ambientais.
 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet