Quarta-feira, 9 de outubro de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Saúde

Além das doenças respiratórias, médico alerta para aumento de casos de diarreia nas UPAs de Cuiabá

Diretor da Atenção Especializada em Cuiabá destaca a necessidade de uso de máscaras para idosos, devido à inalação de fumaça

Além das doenças respiratórias, médico alerta para aumento de casos de diarreia nas UPAs de Cuiabá

Foto: Prefeitura de Cuiabá

O diretor da Atenção Especializada da Saúde de Cuiabá, o médico Roney Damaceno, alertou que, com o tempo seco, a fumaça e as altas temperaturas, os cuiabanos têm procurado as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na capital não somente com problemas respiratórios, mas também devido aos surtos de gastroenterite, diarreia.

O médico destacou ainda a preocupação com alta desidratação de pessoas diabéticas, a possibilidade do desenvolvimento de problemas cardiovasculares devido à inalação de micropartículas, em consequência da fumaça, e a importância de buscar auxílio médico no local adequado diante de problemas de saúde.

“Esse tempo extremamente seco e de baixa umidade, todas as pessoas que têm algum tipo de problema respiratório, asma, bronquite, têm piora de seu quadro. Pacientes com diabetes porque desidratar muito facilmente e que trabalham em ambiente aberto, eles vão aumentar a complicação dessas doenças”, destacou o diretor. 

O médico ainda acrescentou o aumento de casos de diarreia. “O que nós temos observado realmente nas UPAs é o aumento de gastroenterite, diarreia. Por que isso acontece? Dois fatores: hoje, o alimento estraga muito mais rápido, além do aumento da circulação de vírus que causam diarreia, principalmente em crianças e idosos. Mas também aumentou muito os casos de sinusite, ortite, renite”, considerou.

Sabe aquela panela com o restinho do almoço que fica em cima do fogão até o jantar? Melhor evitar. O médico destacou que, em períodos mais quentes, é necessário um cuidado especial com os alimentos, que precisam ser devidamente acondicionados e manejados para evitar problemas. Em especial, por conta do aumento da proliferação de microrganismos, que se multiplicam mais rapidamente no calor, ou seja, esse é o período ideal.

O médico ainda reforçou a necessidade do retorno do uso de máscara, principalmente para idosos, devido à exposição à fumaça diariamente, já que micropartículas inaladas podem gerar sérias consequências à saúde.  

“Nós estamos inalando particulas da queima, 10 vezes mais finas que a ponta de uma agulha. Isso tudo vai parar no nosso pulmão. Quem tem quadros de alergia, na pele, rinite, eles são provocados por esse processo inflamatório que é esse particulado que está no ambiente, que nós respiramos e faz com que o organismo tenha uma resposta muito exagerada. Tem vários estudos que associam a inalação desta fumaça com doenças de longo prazo, inclusive cardiovasculares”.

Por fim, o diretor deixou claro a necessidade da busca por atendimento médico na atenção básica de saúde, ou seja, no postinho em caso de qualquer sinal de doença. Recorrer à UPA é indicado apenas em quadros mais severos.

“Pensar na atenção básica, hoje a gente ampliou bastante o número de unidades com a presença de equipe completa, com médico, com horários estendidos. A UPA é para quando você está doente há três dias e não melhora, começou com um resfriado e você passa a ter febre, tontura, diarreia, falta de hidratação e, claro, aquelas doenças que já começam de forma abrupta”, finalizou.



Leiagora
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet