Quinta-feira, 2 de maio de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Política

Sesp cria grupo de trabalho para analisar botão do pânico para motoristas de app

Sesp cria grupo de trabalho para analisar botão do pânico para motoristas de app

Foto: Sesp-MT

Após a reunião com o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União), e a presidente do Sindicato dos Motoristas de Aplicativo, Solange Menacho, a secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) criou um grupo de trabalho para elaborar as propostas para aumentar a segurança do setor em Mato Grosso.  Encontro ocorre após a morte de 3 motoristas em Cuiabá e Várzea Grande.

O grupo de trabalho já se reúne na tarde desta quinta-feira (18) para analisar a viabilidade e custeio da implantação do botão do pânico para os motoristas e o retorno do programa Sentinela, além de outras medidas para reforçar a segurança dos trabalhadores de aplicativo.  

“A reunião foi ótima e muito produtiva. Já vão começar a trabalhar agora a tarde uma reunião do grupo dos representantes dos aplicativos, com a Secretaria de Segurança. Nós vamos encaminhar alguém da Assembleia, através Comissão de Segurança, para acompanhar e estudar várias possibilidades. A questão do botão do pânico, a possibilidade de reativar um programa antigo que já teve, chamado Sentinela, e o atendimento de emergência através do Ciosp”, disse o Eduardo Botelho (União).  

O parlamentar afirmou que após o estudo de implementação do botão do pânico para motoristas de aplicativo e outras ações, os deputados se reunirão com o governador Mauro Mendes (União) para discutir a possibilidade de um projeto de Lei de autoria do governo para essas medidas.  

“Nós vamos discutir a finalização disso com o governador e possivelmente talvez ele apresenta um projeto para não ter vício de origem. Então são situações que saímos daqui com resultados práticos que virão”, completou.  

O secretário adjunto da SESP, coronel Fernando, destacou que o grupo de trabalho irá propor soluções de imediato. Sobre o botão do pânico, ele afirmou que será preciso ver a viabilidade econômica e a possibilidade de atendimento por parte da polícia para esse aplicativo.   

O parlamentar também afirmou que vai ouvir as sugestões do sindicato em relação ao atendimento do Ciosp, já que os motoristas reclamam que, em muitos casos, há uma demora significativa para resposta.  

“Nosso objetivo aqui, realmente, é atender a sociedade da melhor forma. Esses fatos que ocorreram nos deixaram muito tristes. Foram fatos lamentáveis, foram pais de família, trabalhadores que perderam suas vidas. E por pessoas que realmente queriam cometer crimes. A sociedade precisa rever algumas situações sobre a questão da punição dessas pessoas, para termos uma sociedade mais segura, mais justa”, disse.  

Já nesta sexta-feira (19) será realizada uma palestra para os motoristas de aplicativo, onde serão apresentados alguns quesitos de segurança, para auxiliar motoristas de aplicativo no seu dia a dia.  

 
Botão do pânico 

O botão do pânico é um pedido de socorro no formato virtual, que pode ser acionado quando a vítima estiver em perigo iminente. Ao acionar o botão, imediatamente o pedido chega ao comando do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Sesp, que enviará a viatura mais próxima, em socorro à vítima.  

Programa Sentinela – Foi um programa para aproximar policiais e moradores de diversos bairros através de um grupo de aplicativo de mensagem para reforçar o policiamento ostensivo e reprimir a prática de crimes, já que na região houve um aumento significativo de registros de crimes de roubo e furtos à residência.




Gazeta Digital
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet