Sexta-feira, 3 de maio de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Política

Max não abre mão de disputa pela Presidência da AL, mas não pretende antecipar 'campanha'

Max não abre mão de disputa pela Presidência da AL, mas não pretende antecipar 'campanha'

Foto: Fablicio Rodrigues / ALMT

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), está convicto de que entrará na disputa pela Presidência do Parlamento no próximo ano. Independente dos possíveis adversários, como a deputada Janaina Riva (MDB) e o deputado Júlio Campos (União), o socialista garante que não abre mão de disputar o cargo. 

“Meu nome eu vou colocar, os outros eu não sei. Não vi eles falando disso, mas toda candidatura é válida, todos têm que buscar seu espaço, colocar suas propostas, já tive essa oportunidade por um ano e pretendo voltar a ser presidente”, afirmou na manhã desta terça-feira (21), durante solenidade de posse do conselheiro Sérgio Ricardo como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE).  

Apesar do posicionamento firme, Max destaca que Janaina é muito preparada e tem todas as condições para assumir, apesar de a própria parlamentar admitir certa dificuldade para ocupar a cadeira da Presidência diante da dobradinha Max-Botelho. “Humildade da parte dela”, declarou o primeiro-secretário. 

Eduardo Botelho (União) está como presidente da Assembleia Legislativa desde 2016 e ao longo desses anos fez uma dobradinha com Max Russi, tendo ficado fora do comando da ALMT apenas por um ano, período em que o socialista assumiu a Presidência, por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Agora Botelho deve disputar a prefeitura de Cuiabá e, caso perca a eleição municipal, nos bastidores, a informação é de que ele estaria fora da composição da Mesa Diretora, mas ainda é prematuro dar isto como certo, diante da boa articulação do parlamentar com os demais deputados. 

Enquanto isso, Max prefere se manter mais cauteloso e destaca que a atuação como primeiro-secretário o privilegia, já que por ocupar uma função estratégica na Casa acaba facilitando o atendimento aos deputados e isso “fortalece a pretensão”, porém, adianta que prefere terminar o ano “sem euforia da Mesa Diretora” e deve esperar para abrir esse diálogo no próximo ano, quando de fato será a eleição para Mesa Diretora. E reforça: “qualquer um dos 24 deputados têm condições de pleitear o cargo, mas ainda tem um debate longo pela frente”. 

Até o momento, além de Janaina, que já recuou outras vezes da disputa pela Presidência, Júlio Campos tem demonstrado que não está para brincadeira quando o assunto é Mesa Diretora. Ele até já usou o fato da idade, 76 anos, para dizer que tem direto à 'fila preferencial' na disputa interna, rebatendo a deputada estadual que mandou o colega 'entrar na fila'. 









Leiagora
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet