Imprimir

Imprimir Notícia

23/02/2021 - 19:34

Em eleição às pressas, Max é eleito presidente da AL; Botelho vira 1º secretário

Com 20 votos favoráveis, o deputado Max Russi (PSB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), durante sessão extraordinária, realizada na noite desta terça-feira (23). O socialista assume a cadeira de Eduardo Botelho (DEM), que foi impedido de continuar na função pela terceira vez consecutiva. Apenas um deputado votou contra a única chapa na disputa. Dois votaram em branco.

A votação, como determina o regimento, foi secreta. A posse dos novos membros da Mesa Diretora foi dada logo após a proclamação do resultado.

A nova eleição conduzida pelo deputado mais velho do Legislativo, Sebastião Rezende (PSC), 57 anos, foi uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou a votação realizada em junho do ano passado, quando Max e Botelho foram reconduzidos para os mesmos cargos que ocuparam no biênio anterior, o que omagistrado avaliou como inconstitucional.

Com a decisão liminar (provisória), os dois deputados inverteram as cadeiras. Além de Max e Botelho, a nova Mesa é composta por: Dilmar Dal Bosco (DEM), 1º vice-presidente; Wilson Santos (PSDB), 2º vice presidente; Janaina Riva (MDB), 2ª secretária; Delegado Claudinei (PSL), 3º secretário; e Allan Kardec (PDT), 4º secretário.


 
 
 Imprimir