Sexta-feira, 29 de março de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Cidades

Com 1.840 mortes em 24h, Brasil bate novo recorde de óbitos por Covid-19

País contabiliza mais de 259 mil vidas perdidas para o novo coronavírus,

O Brasil bateu, pelo segundo dia consecutivo, o recorde de mortes por Covid-19 notificadas em 24h. Foram 1.840 óbitos contabilizados pelas secretarias estaduais de saúde. O país totaliza 259.402 vidas perdidas para o novo coronavírus. A média móvel também bateu um novo recorde: 1.332. É o quinto dia consecutivo que isto ocorre. O cálculo está 29% maior do que duas semanas atrás.

Desde as 20h de terça-feira, 74.376 novos casos foram registrados, elevando para 10.722.221 o total de infectados pelo vírus Sars-CoV-2 no país. A média móvel foi de 56.602 diagnósticos positivos, 27% maior do que o cálculo de 14 dias atrás.


A "média móvel de 7 dias" faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o ruído" causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Na avaliação da epidemiologista Ethel Maciel, este número alto de mortes por Covid-19 no Brasil é o resultado de erros consecutivos.


— Erros na condução da pandemia, do que deixamos de fazer, da falta de informação ou da desinformação que o próprio governo propagou. Todas essas medidas nos fizeram chegar até aqui. Nunca terminamos uma primeira onda, nunca tivemos controle da pandemia. Emendamos uma segunda onda sem termos terminado uma primeira. Isto foi muito ruim para o Brasil, pois não implementamos medidas de desaceleração. Nunca fomos um país que fez uma política forte de utilização de máscaras, de distanciamento social. Muitas aglomerações, inclusive promovidas pelo governo.

— Nós estamos estamos vendo mais pessoas adoecendo e, portanto, morrendo. Isso não quer dizer que o vírus é mais letal, quer dizer que ele é mais transmissível e que estamos transmitindo mais. Por causa do comportamento humano, transmitimos mais a doença e criamos novas variantes com maior capacidade de transmissão. O que era ruim ficou pior.




Por:O Globo
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet