Quarta-feira, 24 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Economia

Lavouras de soja e milho "se transformam em rio" após chuvas intensas

Lavouras de soja e milho

Foto: Prefeitura de Sorriso

Os produtores rurais de Sorriso (420 km de Cuiabá) têm sofrido grandes prejuízos por conta das fortes chuvas, que alagam as lavouras, impossibilitando a colheita da soja e o plantio do milho. Além das plantações alagadas, as máquinas estão atolando nas estradas vicinais.

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Silvano Filipetto, afirmou que a situação, que já dura cerca de quatro dias, é absurda.

“A nossa preocupação está muito grande. Estamos com chuvas fortes há mais de quatro dias. São chuvas absurdas e fora do normal, entre 230 a 260 milímetros até essa manhã [de terça-feira], e podemos passar de 300 milímetros”, disse o presidente.

Sem muito que fazer, o sindicato orienta que os produtores tirem fotos e filmem. As imagens serão enviadas para a Defesa Civil que tomará as medidas.

A Prefeitura de Sorriso informou que está a par da situação e fazendo o possível para ajudar os produtores.

A Secretaria Municipal de Transportes (Semtra) designou equipes para mapear os pontos de atoleiros, alagamentos e buracos nas estradas do município.

De acordo com a primeira análise, os pontos mais problemáticos são a Estrada do Pau Oco, que teve que ser interditada na tarde de segunda-feira (1°), uma estrada paralela ao Assentamento Jonas Pinheiro e a via que passa próximo ao Abrigo Municipal de Cães e Gatos. 

“Neste momento, o que pode ser feito é verificar a situação destes pontos, já definir que tipo de maquinário terá de ser usado e deixar as equipes de prontidão para atuar”, destaca o titular da pasta, Leonir Capitâneo, reforçando que em alguns casos, com chuva, não é possível agir.




Por:RepórterMT

Vídeo Relacionado

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet