Quinta-feira, 25 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Cidades

'Lua de Sangue’ poderá ser vista do mirante do Parque Tia Nair em Cuiabá

Fenômeno celeste terá duração de mais de cinco horas. Visualização completa é considerada raridade por estudioso e só ocorrerá novamente em maio de 2025.

'Lua de Sangue’ poderá ser vista do mirante do Parque Tia Nair em Cuiabá

Foto: Reuters/Via BBC

O eclipse lunar 'Lua de Sangue' poderá ser visto na noite deste domingo (15) em todo o Brasil. Em Cuiabá, o fenômeno poderá ser visualizado do mirante do Parque Tia Nair. Desta vez, os brasileiros foram privilegiados, já que poderão acompanhar todas fases do fenômeno astronômico, o que é considerado uma raridade pelos estudiosos.

A Lua de Sangue ocorre quando há um eclipse total, deixando a lua em tom avermelhado, que neste domingo, ocorrerá por volta da 23h30, até 00h55 (horário local).

O último eclipse lunar visto no Brasil foi no ano passado, porém não pôde ser visualizado por completo.

Segundo o físico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pablo Munayco, o eclipse lunar com a ‘Lua de Sangue’ ocorre quando há o alinhamento completo do Sol com a Terra e a Lua.

O fenômeno é considerado uma raridade, pois depende da visualização da lua.

“Nem sempre é possível ver o eclipse. Isso só acontece quando a lua está visível para nós, porque vai depender da rotação dela no entorno da Terra e da Terra no torno do Sol”, explica Munayco.
A previsão é de que um fenômeno como este só possa ser visto por completo, novamente, no Brasil, em maio de 2025.

Como ver a ‘Lua de Sangue’ em Cuiabá?
Na capital Cuiabá, haverá um telescópio à disposição da comunidade no mirante do Parque Tia Nair, a partir das 21h30, quando ocorre a primeira fase do fenômeno: a penumbra.

A segunda fase do eclipse está prevista para às 22h30 e a lua só ficará vermelha por volta das 23h30, que é quando ocorre o eclipse total. Depois disso, inicia o processo inverso, que também poderá ser visto na capital, até às 2h50.

A contemplação do fenômeno celeste é realizada pelo Instituto de Física da UFMT e pelo Clube de Astronomia de MT, com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, Defesa Civil e Rotary Club Cuiabá.







Fonte:G1 MT
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet