Quinta-feira, 25 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Política

Prefeitura apura esquema de transferências de dentistas para unidades de saúde que ainda não foram entregues em Cuiabá

Prefeitura apura esquema de transferências de dentistas para unidades de saúde que ainda não foram entregues em Cuiabá

Foto: Tchélo Figueiredo/Prefeitura de Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde apura um suposto esquema em que odontologistas pediam remoção do local onde atuavam e eram transferidos para unidades que ainda não foram entregues à população ou que sequer tinham vagas para atendimento odontológico.

De acordo com o município, a apuração teve início após um relatório técnico da equipe da nova coordenação de Saúde Bucal constatar a suspeita de falha. Neste caso, a transferência para essas Unidades Básicas de Saúde (UBS) seriam para receber uma gratificação maior.

Outro ponto levantado no relatório é a falta de dentistas em unidades em que o serviço deveria ser prestado.

Segundo a prefeitura, alguns destes profissionais não estão devidamente cadastrados nas unidades, o que fez com que a secretaria deixasse de receber recursos do Ministério da Saúde.

Enquanto o suposto esquema é apurado, a secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, publicou uma portaria determinando que todos profissionais da saúde bucal fossem transferidos aos seus postos de origem e determinou levantamento salarial e de lotação de cada um, para embasar a denúncia aos órgãos competentes.

A secretaria informou que está em fase de levantamento de todas as vagas, as que estão ocupadas e onde os profissionais estão.

O Ministério Público Estadual (MPE) já pediu informações de profissionais que trabalhavam dentro da secretaria e podem estar envolvidos na remoção dos odontologistas.

A prefeitura informou que após a investigação ser concluída em todas as esferas e as denúncias serem feitas, as medidas cabíveis serão tomadas, como a dispensa do servidor não efetivo e abertura de procedimento administrativo no caso dos servidores efetivos.






Por:G1MT
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet