Quinta-feira, 28 de março de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Economia

Pandemia impulsiona compra de imóveis mais confortáveis em Cuiabá

Números apontam aumento na comercialização de apartamentos maiores, além de casas e terrenos

Pandemia impulsiona compra de imóveis mais confortáveis em Cuiabá

Foto: Divulgação

A pandemia da Covid-19 - e o isolamento social imposto por ela - mudou a relação das pessoas com suas moradias e impulsionou a busca por imóveis mais confortáveis, com espaços ampliados. Em 2021, houve um aumento de 52,34% do número de casas e terrenos comercializados em Cuiabá e, em 2020, de 11,5%, em comparação com o ano de 2019, antes do início da pandemia.

Os dados são do Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT) e apontam ainda que quase 60% de todos os imóveis comercializados em 2021 se enquadram nesses dois tipos.

O presidente do Secovi-MT, Marco Pessoz, confirma a mudança de comportamento apontada pelos números. “Buscar qualidade de vida para a família passou a ser prioridade, ter espaço para as crianças correrem, opções de lazer”, diz.

Embora não tenha dados específicos que demonstrem a busca por apartamentos mais amplos, a realidade pode ser evidenciada, conforme o presidente do Secovi-MT, pelo aumento do ticket médio, ou seja, do valor médio pago pelo imóvel. “Percebemos uma migração tanto para condomínios horizontais, quanto para apartamentos com metragens maiores”, relata.

O diretor comercial da Incorporadora BC Genera, Bernardo Bonilha, afirma que o maior pico de vendas de apartamentos do condomínio Brasil Beach - que conta com praia privativa e diversas opções de lazer - foi registrado durante a pandemia da Covid-19 e motivou o lançamento da nova fase do empreendimento. Somente durante o pré-lançamento, já foram vendidas 50% das unidades.

“As pessoas ficaram isoladas em suas casas e buscaram mais conforto. Os nossos apartamentos são mais amplos, com plantas a partir de 98 metros quadrados e, além da praia privativa, o condomínio conta com itens exclusivos, como coworking, crossfit e quadras de tênis”, ressalta.

O servidor público Paulo Henrique R. C da Cruz mudou-se para o condomínio em 2020, em busca de mais conforto e opções de lazer para a família e afirma que a decisão resultou em mais qualidade de vida para todos. Agora, eles praticam atividades físicas no condomínio e aproveitam os espaços de convivência disponíveis, além do espaço maior no apartamento.

“Durante a pandemia, não podíamos ir a muitos lugares, por isso pensamos em procurar um lugar de onde não precisávamos sair para ter acesso a atividades de lazer. Agora eu, minha esposa e meu filho de 16 anos aproveitamos os ambientes do condomínio. Meu filho joga tênis, nós frequentamos a academia, a sauna e também temos mais espaço para trabalhar de casa”, relata.
 





Assessoria
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet