Terça-feira, 23 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Economia

Bandeira verde: conta de luz segue sem cobrança extra em maio

Aneel e ONS afirmam que bandeiras amarela e vermelha, com custo adicional, não voltam em 2022; bandeira verde está em vigor desde 16 de abril

Bandeira verde: conta de luz segue sem cobrança extra em maio

Foto: Reprodução

A bandeira tarifária referente ao consumo de energia elétrica será verde no mês de maio, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Ou seja, a conta de luz continuará sem cobrança extra.

Bandeira verde, que indica condições favoráveis de geração de energia, é a primeira anunciada pela agência desde o fim da bandeira escassez hídrica em 15 de abril. Desde setembro, os consumidores vinham pagando um adicional de R$ 14,20 por 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos no mês. A única exceção eram as famílias inscritas na Tarifa Social de energia elétrica, que já estavam isentas de cobranças adicionais desde dezembro.

No início de abril, o presidente Jair Bolsonaro e o Ministério de Minas e Energia haviam anunciado que o fim do acionamento da bandeira de escassez hídrica seria antecipado para 16 de abril.

De acordo com a Aneel e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a bandeira verde deve permanecer acionada para todos os consumidores até o final de 2022. A depender do custo para a produção de energia, o adicional pode voltar a partir do ano que vem.

Custo real
Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) e o preço da energia (PLD).

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior e a verde, o menor.






Fonte:Primeira Página
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet