Domingo, 7 de março de 2021
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Cidades

Com UTIs lotadas, Juruena decreta lockdown nesta terça-feira

Município de Juruena (880 km a noroeste de Cuiabá) vai decretar fechamento total das atividades comerciais – ou lockdown – nesta terça-feira (23). A cidade é a primeira de Mato Grosso a adotar a medida após a segunda onda da covid-19.


O decreto ocorre pelo crescimento de novas infecções e óbitos pela doença, além do esgotamento dos leitos nos hospitais na região. Esta não é a primeira vez que Juruena decreta o lockdown. Em julho de 2020, o município também fechou o comércio, junto com Cuiabá e outras cidades mato-grossenses.


De acordo com o prefeito Manoel Garça Branca (DEM), o decreto será editado ainda nesta segunda-feira (22), mas anunciando oficialmente na terça-feira, para que a população se prepare. O único estabelecimento que funcionará é farmácia. Os outros, incluindo mercados e postos de combustíveis, serão fechados.


“Temos que avisar a população para se organizarem, na questão de comida e essas coisas. Tem muita gente desprevenida, mas depois a gente fecha”, afirmou.


Ainda de acordo com o gestor, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Hospital Municipal de Juruena estão lotados. Ao todo, eles possuem 3 UTIs, para uma população de 16.335 pessoas, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020.


“É uma situação crítica para  a gente resolver nesse momento. Precisamos mandar forças para os profissionais [da saúde] do município, mas precisamos da ajuda de vocês”, lamentou, se referindo à imprensa.


Somente no domingo (21), conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), uma mulher de 79 anos morreu em decorrência da covid-19 no município.


A pasta ainda informou que, até o dia 20 de janeiro, Juruena recebeu o total de 146 doses da vacina contra o novo coronavírus.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp