Quinta-feira, 28 de março de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Política

Emanuel Pinheiro adia coletiva e deve anunciar novas medidas contra Covid-19 na quarta

Emanuel Pinheiro adia coletiva e deve anunciar novas medidas contra Covid-19 na quarta

Foto: Reprodução

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) adiou, mais uma vez, a entrevista coletiva do seu retorno ao cargo, após ter sido afastado pela Justiça. O motivo, desta vez, é a elaboração de normativas referentes à prevenção contra a Covid-19. Isso porque a nova variante (Omicron) tem assustado o mundo e causado preocupação nos especialistas.

A primeira coletiva de Emanuel, para falar do seu retorno, estava prevista ainda para sexta-feira (26) . Porém, acabou adiada para ontem (30) e, posteriormente, para quarta-feira (1º). 
O motivo é a elaboração de normativas referentes a medidas de prevenção a Covid-19 que serão anunciadas durante a coletiva à imprensa, que acontecerá no auditório da Secretaria de Educação de Cuiabá.

A ômicron (B.1.1.529) já foi detectada em ao menos 14 países e territórios até o momento, e várias nações já restringiram voos devido à nova cepa.

A variante preocupa pois tem 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína "spike" (a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a ômicron como uma "variante de preocupação", colocando a cepa no mesmo grupo de versões do coronavírus que já causaram impacto na pandemia: a alfa, a beta, a gama e a delta.
Mas ainda não se sabe se ela é mais transmissível ou mais letal, e a própria OMS diz que precisará de semanas para compreender melhor o comportamento da variante.

Retorno

Na última sexta-feira (26), o desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), acatou recurso para revogar o afastamento do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). A retratação de Luiz Ferreira foi estabelecida após o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), revogar um segundo afastamento de Emanuel. 

A decisão de retratação substituiu a medida cautelar de afastamento por proibição de contato com outras pessoas processadas, com exceção da primeira-dama, Márcia Pinheiro. Emanuel também foi advertido para não realizar novas contratações temporárias, sob pena de restabelecimento do afastamento do cargo ou até mesmo de prisão preventiva.







Por:Olhar Direto
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet