Terça-feira, 23 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Cidades

Adolescentes a partir de 12 anos poderão ser vacinados contra a covid-19

Apenas poderão aplicar as doses nos adolescentes os municípios que já tiverem encerrado a vacinação dos maiores de 18 anos

Adolescentes a partir de 12 anos poderão ser vacinados contra a covid-19

Foto: Reprodução

Adolescentes a partir dos 12 anos poderão ser vacinados contra a covid-19 a partir do mês de setembro, segundo anunciou o Ministério da Saúde na noite dessa terça-feira (27).

Segundo o comunicado, assinado também pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e pelo Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, para que essa vacinação ocorra, as prefeituras deverão seguir rigorosamente o Plano Nacional de Imunização.

Além disso, apenas poderão aplicar as doses nos adolescentes os municípios que já tiverem encerrado a vacinação dos maiores de 18 anos. O direcionamento também é para que haja prioridade para os adolescentes que possuírem alguma comorbidade.

Até o momento, não foi informada qual vacina será aplicada nos jovens. Entretanto, sabe-se que a Pfizer já tem autorização da Anvisa para ser usada em adolescentes.

Além disso, o Ministério da Saúde comunicou que estuda a redução do intervalo de tempo para aplicação das doses da Pfizer. Segundo a bula dos fabricantes, o tempo mínimo seria de 21 dias. Entretanto, o governo federal determinou que as doses sejam aplicadas com 90 dias de intervalo.

Ritmo de vacinação

A previsão de início do novo público a partir de setembro leva em consideração a expectativa de que, até esse mês, os estados já tenham terminado a vacinação do público maior de idade.

Atualmente, alguns estados como Rio de Janeiro, Rondônia e Mato Grosso do Sul já têm cidades aplicando vacinas em adolescentes. Em Mato Grosso, porém, a vacinação depende do ritmo dos municípios.

Em General Carneiro (450 km de Cuiabá), por exemplo, jovens de 18 anos já começaram a ser vacinados. A expectativa, então, é que, em seguida, sejam imunizados os adolescentes. Já na Capital, a vacinação regular ainda está na fase de agendamento para maiores de 40 anos. Grupos com menos idade já foram vacinados, mas com a política de doses de faltosos, iniciada no dia 2 de julho.

A expectativa da Capital é que, em setembro, pelo menos 70% da população já tenha sido vacinada contra a covid-19.






Por:RepórterMT
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet