Quinta-feira, 25 de abril de 2024
O melhor da notícia ao alcance de suas mãos
informe o texto

Notícias || Economia

Sem Festival de Inverno pelo 2º ano, Chapada prevê queda financeira

O Festival de Inverno é realizado há mais de 30 anos em Chapada dos Guimarães e já faz parte do calendário de grandes eventos nacionais, mas a pandemia impede a realização pelo segundo ano.

Sem Festival de Inverno pelo 2º ano, Chapada prevê queda financeira

Foto: Reprodução

O Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães (64km de Cuiabá) não será realizado pelo segundo ano consecutivo por conta da pandemia do novo coronavírus, que já deu fortes sinais da 3ª onda em todo o Mato Grosso.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapada, Carlos Katayama, lamenta a suspensão do evento, mas entende que não há outra alternativa diante de tão mortal vírus.

Novamente, a cidade turística espera a queda na movimentação principalmente de visitantes, que aumentavam consideravelmente por conta do evento. O que impacta diretamente na economia regional que gira em torno do turismo.

“As pousadas, bares e restaurantes da cidade, que já foram bastante atingidos pela pandemia, devem voltar a sentir essa retração. Com o Festival temos mais movimentação de turistas aqui”, prevê.

Katayama observa que desde que começou a pandemia, Chapada tem recebido mais a visita de pessoas que têm casa ou chácara na região e nos finais de semana. A diminuição na receita resultou ainda em um número grande de demissões.

Conforme ele, a CDL registrou "a falência de muitos comércios que não resistiram aos fechamentos. Hoje boa parte dos comércios e das pousadas no município vem sendo tocadas apenas pela família. Eles estão sem condições de contratar”.

Há 17 anos empresária no turismo local, Sônia Bezerra conta que para não quebrar nessa crise os donos de pousadas tiveram que se reinventar. Ela é dona da Pousada Villa Guimarães, da agência Villa Guimarães Turismo e empresa de transportes.

Com a liberação de pequenos eventos, para até 100 pessoas, ela diz que o setor começa a ter um fôlego. “Esperamos que esse momento passe, o mais rápido possível, e a gente volte a trabalhar. E todos os setores voltem a ser aquecidos e a gerar emprego e renda”.

Mas, Sônia lembra que o Festival de Inverno é um evento importantíssimo para Chapada dos Guimarães e Mato Grosso, um dos maiores e mais conhecido que acontece na região.

O projeto, que aquece a economia local e atrai mais de 20 mil pessoas entre moradores e turistas que vão curtir shows nacionais, regionais e, ainda, contemplar diversas atividades culturais gratuitas, faz parte do calendário de grandes eventos do estado há mais de 30 anos.






Por:RepórterMT
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet